VÁLVULAS

Válvulas são equipamentos para controle de fluxo utilizados nos processos industriais com o objetivo de controlar ou bloquear o fluido para controle da vazão, pressão ou temperatura do sistema.

Válvula esfera_2

VÁLVULAS ESFERA

São muito resistentes e seguras, podem ser acionadas rapidamente com apenas ¼ volta, proporcionam uma vedação estanque, baixa perda de carga e podem ser com acionamento manual ou automatizadas de forma relativamente fácil. Podem ser aplicadas para diversas condições e fluídos de processo, seja líquido ou gás.

Válvulas de esfera, possuem esse nome devido ao formato do seu obturador, que é uma esfera vazada, por onde o fluido passa no momento da abertura. Quando fechada, a passagem fica perpendicular ao sentido do fluxo, o que impede a passagem.

VÁLVULAS GAVETA

São válvulas amplamente utilizadas no setor industrial principalmente para bloqueio de processo, geralmente onde não se necessita de abrir e fechá-la constantemente, pois possui um sistema multivoltas com manuseio manual de forma suave e lento, mas há como automatizá-las para serem acionadas com atuadores elétricos ou até mesmo pneumático.

Estas válvulas não causam a obstrução do fluxo quando 100% abertas, são válvulas seguras, confiáveis, estáveis e quando bem especificadas, proporcionam excelente durabilidade.

Válvula-Gaveta_mod2
Válvula-Globo

VÁLVULAS GLOBO

São válvulas utilizadas onde se necessita de certo controle do fluído de processo e principalmente onde se faz necessário operações frequentes. Podem ser utilizadas para regulagem da vazão ou pressão dos mais variados tipos de fluído, como ar, gás, vapor, água, petróleo e seus derivados. Quando acionadas manualmente, seu acionamento é suave, mas lento tipo multivolta.

Por possuírem um design interno específico, são bem eficientes para controle de fluído, mas em contrapartida, geram uma perda de carga elevada.

O acionamento pode ser manual ou automatizado por atuadores pneumáticos ou elétricos.

VÁLVULAS DE RETENÇÃO

São válvulas usadas com o objetivo de evitar o retorno do fluído de processo, ou seja, garantir a segurança do sistema em caso de retorno “contrafluxo” gerado por condições normais de processo ou em casos de falha. Elas funcionam como uma segurança para o sistema “a montante” pois fazem um fechamento rápido e automático quando na reversão do fluxo, pois são acionadas pela própria ação do fluxo reverso, sem manuseio externo impedindo o seu retorno. Há no mercado vários tipos de válvulas de retenção ou anti-retorno e a sua especificação e seleção devem ser definidas de acordo com a necessidade do sistema de processo do cliente.

Válvula-Retenção
Válvula Forjada

VÁLVULAS FORJADA

As válvulas gaveta, globo, retenção e esfera (para classe de pressão 800# e acima) até o diâmetro de 2” são geralmente fabricadas a partir de materiais forjados.

VÁLVULAS BORBOLETA

São válvulas muito utilizadas na indústria em geral, principalmente para controle de fluídos líquidos e gases, mas também podem ser avaliadas para utilização com demais fluídos. Normalmente, são especificadas para controle de fluídos com baixa pressão, mas há modelo de válvulas borboleta dimensionadas para uso em alta pressão e para alta temperatura. Em uso geral apresentam excelente vedação principalmente em condições normais de pressão e temperatura. O Acionamento é rotativo com ¼ volta, similar ao acionamento da válvula esfera. São válvulas de custo relativamente baixo e podem ser especificadas para acionamento manual ou automatizadas, quando acionadas com atuador pneumático, hidráulico ou elétrico.

Válvula Borboleta_2
Válvula Guilhotina

VÁLVULAS GUILHOTINA

São válvulas geralmente utilizadas nos setores de mineração, saneamento e papel e celulose, com objetivo de controle e bloqueio do fluxo de processo. Podem ser utilizadas com fluídos diversos em geral, possuem grande capacidade de vazão e podem ser dimensionadas com medidas especificas de acordo com a necessidade do cliente. Podem ter função unidirecional ou bidirecional com vedação 100%, acionadas manualmente ou através de atuadores elétricos ou pneumático.  A válvula guilhotina conta com uma lâmina chamada de “FACA” com movimento perpendicular a passagem da tubulação.

VÁLVULAS ESPECIAIS

A SMART CONTROL também desenvolve e fornece válvulas especiais, atendendo as especificações e necessidade de processo de cada cliente.

Válvulas Especiais